top of page

Cultura de Massa X Cultura de Mídia

  • Aula 6
  • 3 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje em dia vivemos uma revolução na forma de comunicar e informar. Tudo começou com o período moderno, a partir do crescimento da apropriação social da tecnologia e das transformações na tríade da comunicação vistas no decorrer dos anos.

A cultura de massa, muito utilizada antigamente, tinha como objetivo a tarefa de comunicar a mensagem a todos, sem excessão; Com os seus poucos interlocutores cheios de poder (ou popularidade), essa cultura passava a mesma mensagem à milhões de receptores, ao mesmo tempo. Consequência das transformações sociais e a chegada do período pós moderno, essa cultura foi se renovando até alcançar seu patamar midiático. Nesse novo plano a mensagem é para todos, ao mesmo tempo que deixa de ser, "É para todos, mas não é.".

Mídia no seu significado bruto de palavra quer dizer meio, nome este que permite diversos significados novos, como: controle, mensagem, influência e veículo, por exemplo. Essa cultura está baseada num fluxo informacional atual complexo e veloz; A tríade da comunicação se expande no patamar emissor, pois nesse caso, qualquer pessoa pode propagar sua mensagem para qualquer receptor, ganhando poder ou popularidade em segundos, nos meios em que divulgar.

A cultura da mídia não é uma ruptura da cultura de massa, mas sim uma continuação, já que a mesma encontra-se também inserida, revelando as transformações na forma como nos relacionamos.

Bauman dizia que: "o nosso principal consumo somos nós mesmos", essa citação remete perfeitamente a ideia do consumo dos conteúdos encontrados e/ou buscados pelos emissores e consequentemente receptores do universo midiático.

No tempo da cultura de massa o questionamento era a manipulação de fatos e sistemas de controles, esta preocupação continua nos tempos de cultura midiática, mas dessa vez com outros tópicos, como as diferenças do conteúdo público e privado, a credibilidade e veracidade das informações, a supericialidade dos conteúdos, a banalização que vira notória, e a falta de segurança devido a exposições exarcebadas. A mídia em geral conseguiu substituir instituições, gerou uma evolução comportamental nos seres humanos em decorrência da velocidade criada, a qual interfere diretamente no tempo e profundidade que nos dedicamos para fazer qualquer coisa, e tornou-se um ciclo vicioso que auto se alimenta. Atualmente somos controlados pela mídia, todos somos frutos midiáticos, produtos desenvovidos por ela, o problema é que ao mesmo tempo, nós somos os criadores da mesma. Cabe a nós o estudo e entendimento da nossa criação.


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo

Atividade da Matéria Cenas Midiáticas

 

ESPM - SP

 

 

© 2016 por Os bastidores do Holofote. Criado com Wix.com

bottom of page